ABB e Kawasaki anunciam cooperação na automação de um robô colaborativo

2017-11-27 - A primeira colaboração do mundo que se centra em "cobots" e na criação de abordagens comuns na indústria para segurança, programação e comunicações.

A ABB e a Kawasaki Heavy Industries, dois fornecedores mundiais de robôs e automação industrial, anunciaram hoje que irão unir os seus recursos para compartilhar conhecimento e promover os benefícios de robôs colaborativos, especificamente aqueles projetados com dois braços. A cooperação global entrará em vigor de imediato.

Com esta nova cooperação, que é a primeira no mundo a concentrar-se em "cobots", as duas empresas continuarão a fabricar e comercializar independentemente as suas próprias ofertas, enquanto trabalham juntas nas oportunidades técnicas e de conscientização que surgem. Como na divulgação e consciencialização de líderes políticos, organizações não-governamentais e do público em geral sobre os benefícios da automação colaborativa e a criação de abordagens industriais comuns, em relação à segurança, programação e comunicações.

A colaboração entre pessoas e robôs, máquinas e processos, ganha cada vez mais importância com a mudança, em muitas indústrias, na produção de grandes lotes com poucas variações para baixos volumes com grande diversidade. Isso implica mais variabilidade e uma intervenção humana mais ampla. A automação colaborativa possibilita que pessoas e robôs contribuam com os seus pontos fortes específicos: as pessoas contribuem com conhecimento sobre processos, intuição e capacidade de improvisação, enquanto os robôs podem realizar tarefas repetitivas sem se cansar.

A cooperação também ocorrerá além-fronteiras, sendo a ABB o maior fabricante europeu de robôs e a Kawasaki, um dos gigantes industriais da Ásia. Per Vegard Nerseth, responsável da unidade de negócios Robotics da ABB, afirmou: "A dimensão e o ritmo de mudança na atual indústria robótica são inimagináveis. Além das tecnologias que suportam a automação colaborativa, também há necessidade de novas e inovadoras formas de colaborar, criar abordagens industriais comuns em termos de segurança, programação e comunicação ".

Yasuhiko Hashimoto, diretor executivo e director geral da divisão de robôs da Kawasaki, disse: "Os robôs colaborativos, especialmente aqueles com dois braços e capazes de interagir com pessoas, podem contribuir muito para a sociedade e ajudar o mundo na adaptação à escassez de mão-de-obra e ao envelhecimento da população. Vemos um alto potencial na expansão de aplicativos e processos colaborativos em que pessoas e tecnologia colaboram no desenvolvimento de soluções. Estou muito satisfeito pelo fato de a ABB e a Kawasaki se unirem para liderar o desenvolvimento de uma automação colaborativa avançada e fácil de aplicar ".

A ABB é uma empresa reconhecida como pioneira em automação colaborativa graças ao seu robô YuMi de dois braços, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo. O robô YuMi possibilita que pessoas e robôs trabalhem em segurança em tarefas comuns, como a montagem de pequenos equipamentos electrónicos.

A Kawasaki possui um robô verdadeiramente inovador: o robô SCARA com dois braços "duAro", que foi desenvolvido com base num amplo conhecimento das aplicações e pode colaborar com segurança com pessoas nas linhas de montagem.

O primeiro resultado dessa cooperação será um robô colaborativo de dois braços que será apresentado nos stands IR3-56, IR5-22 e SR-82 da feira IREX, que terá lugar em Tóquio, Japão, de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2017.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 125 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 empregados. www.abb.com

ABB Robotics é pioneira em robôs industriais e colaborativos e em serviços digitais avançados. Como um dos principais fornecedores mundiais de robótica, operamos em 53 países em mais de 100 localidades tendo fornecido mais de 300 mil soluções robotizadas para uma ampla gama de indústrias e aplicações. Ajudamos os nossos clientes a melhorar a sua flexibilidade, eficiência, segurança e fiabilidade, enquanto avançamos no desenvolvimento das fábricas colaborativas e conectadas do futuro. abb.com/robotics

A Kawasaki foi fundada há mais de 120 anos e cresceu em todo o mundo graças aos seus produtos revolucionários desenvolvidos em colaboração, para garantir as sinergias tecnológicas entre as suas diferentes divisões. Atualmente, a Kawasaki é reconhecida como um líder global em diferentes indústrias e numa ampla gama de campos, que vão além da terra, do mar ou do ar. A sua oferta é global em tecnologias líderes para infraestruturas ambientais, energéticas, máquinas e robótica, bem como diferentes tipos de veículos navais, ferroviários, aeroespaciais ou mesmo recreativos, como motas ou embarcações individuais. Conta com cerca de 35.200 funcionários. global.kawasaki.com

A Kawasaki Robotics é um dos principais fornecedores de robôs industriais e sistemas de automação robótica, com um extenso portfólio de produtos. Com 170 mil robôs fornecidos em cerca de 50 países. Como uma empresa pioneira no Japão, a Kawasaki comemora o seu 50º aniversário em 2017. Um dos principais fornecedores mundiais de robótica, estamos agora a começar a transformação de um fornecedor industrial para um fornecedor de robôs totalmente integrado. A Kawasaki é um fornecedor de soluções com um extenso conhecimento de aplicações em diferentes setores e produtos, tanto na terra como no mar ou no ar. robotics.kawasaki.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informação:
    seitp202 e401bbfe4e938aa6c12581e5005b4e81