ABB fornece solução inovadora de armazenamento de energia para um parque eólico offshore no Reino Unido

2017-08-31 - O sistema de armazenamento da ABB irá otimizar o uso de energia renovável, melhorando a estabilidade e qualidade da rede.

A ABB recebeu uma encomenda da DONG Energy, grupo dinamarquês especializado em energia sustentável, para fornecer dois sistemas de armazenamento de energia em bateria (BESS) de dois megawatts (Mw) para reforçar a integração e o transporte da energia gerada no parque eólico offshore de Burbo Bank, perto de Liverpool, no Reino Unido. O parque eólico de 90 Mw Burbo Bank está em funcionamento desde 2007 e tem a capacidade de gerar eletricidade para cerca de 80 mil famílias no Reino Unido. Esta é a primeira vez que um parque eólico offshore incorpora um sistema de armazenamento desse tipo para estabilizar a frequência da rede britânica.

A rede nacional do Reino Unido opera a uma frequência de 50 Hertz (Hz), que deve ser mantida estável para garantir a qualidade da energia fornecida. A frequência da rede depende do equilíbrio entre a procura e a oferta. A integração de grandes quantidades de energia eólica variável aumenta a complexidade do fornecimento e pode levar a variações de frequência, o que, por sua vez, afeta a rede e os consumidores. A solução BESS da ABB ajudará a estabilizar a frequência da rede o que irá permitir que o parque eólico forneça energia de forma mais fiável.

Giandomenico Rivetti, Managing Director da unidade de negócio da ABB High Voltage Products parte da divisão Power Grids, disse: "Estamos muito satisfeitos em implementar esta solução inovadora que permitirá a integração de energia eólica limpa, sem comprometer a estabilidade da rede e a qualidade da energia para os consumidores. O armazenamento de energia está a desempenhar um papel fundamental na evolução da rede e é uma área de foco estratégico para reforçar a nossa posição como um parceiro de escolha para uma rede mais forte, inteligente e mais verde ".

Ole Kjems Sørensen, Senior Vice President, Partnerships, M&A e Asset Management na DONG Energy disse: "A necessidade de flexibilidade da rede continua a crescer. Como líderes no fornecimento de energia com baixa emissão de carbono, estamos interessados em fazer parte da solução para tornar o sistema de energia mais inteligente e ajudar a National Grid a gerir a estabilidade da rede. Esta solução inovadora que desenvolvemos em conjunto com a ABB é um bom exemplo da implementação da nossa visão ".

DONG Energy (NASDAQ OMX: DENERG) é um dos principais grupos energéticos da Europa do Norte e está sediada na Dinamarca. Com cerca de 6.200 funcionários, incluindo mais de 900 no Reino Unido, desenvolvem, construem e operam parques eólicos offshore, geram energia e aquecimento das estações de energia, fornecem e comercializam energia para clientes grossistas, comerciais e residenciais.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 125 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 132.000 empregados.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informação:
    seitp202 d8ae77cd9b364d4ac125818d0037f166