ABB e Kawasaki criam primeiro interface comum do mundo para robôs colaborativos

2018-06-22 - A ABB e a Kawasaki Heavy Industries, ambas líderes mundiais em automação industrial e robótica, apresentaram o primeiro interface de operação colaborativa comum para robôs colaborativos na feira Automatica em Munique, Alemanha, de 19 a 22 de junho de 2018.

O interface comum também ajudará a colmatar a escassez de trabalhadores qualificados em muitos setores. No Japão, por exemplo, uma pessoa em cada cinco está a uma década da reforma.

A procura por robôs colaborativos ultrapassou o mercado, de rápido crescimento, de robôs industriais já que robôs mais fáceis de operar abrem portas para novos utilizadores. O fato de os robôs colaborativos poderem ser programados e operados por pessoas sem formação especializada ajuda as pequenas e médias empresas, em particular, a ultrapassar as tradicionais curvas de aprendizagem dos robôs industriais.

Robôs colaborativos (cobots) que podem ser operados por praticamente qualquer utilizador podem ajudar a compensar a escassez de mão-de-obra. A sua flexibilidade para trabalhar em praticamente qualquer lugar de uma fábrica sem barreiras de segurança também os torna ideais para responder a picos de procura repentinos e inesperados.

“O novo interface operacional de última geração do setor acelerará o crescimento, já rápido, que vemos em robôs colaborativos”, disse Per Vegard Nerseth, Managing Director de Robotics da ABB. "Isso dará flexibilidade e expansibilidade a muitos novos fabricantes, ao mesmo tempo em que providencia empregos mais interessantes para a força de trabalho industrial no mundo".

O interface é o resultado da colaboração entre a ABB e a Kawasaki anunciada em novembro de 2017, projetada para partilhar conhecimento e promover os benefícios da automação colaborativa, em particular robôs colaborativos de braço duplo. Inclui um interface simplificado homem-robô com ícones e navegação intuitivos semelhantes ao dos smartphones.

Yasuhiko Hashimoto, Diretor Executivo e Presidente da Precision Machinery and Robot Company, da Kawasaki Heavy Industries, Ltd., disse: “Estamos orgulhosos em dar este primeiro grande passo em conjunto com a ABB e é totalmente apropriado que inauguremos uma nova era de automação colaborativa com uma abordagem em conjunto. Os robôs colaborativos darão uma grande contribuição para a sociedade, tornando a fabricação mais flexível e eficiente e mantendo as nossas fábricas produtivas mesmo com uma força de trabalho cada vez mais escassa ”.



Uma demonstração conjunta de automação colaborativa localizada na Entrada Leste da Automatica conta com o exclusivo e inovador robô DuAro SCARA Dual-Arm da Kawasaki, trabalhando em conjunto com o robô YuMI® de braço duplo da ABB.

Além do desenvolvimento contínuo do interface operacional, a colaboração também se concentra em outros tópicos, como padrões comuns de segurança. Os padrões tradicionais de segurança industrial são baseados em anos de prática, apoiados por parâmetros muito específicos. O objetivo da automação colaborativa é desenvolver padrões de segurança que garantam a segurança do trabalhador, mas também permitir maneiras totalmente novas de trabalhar em conjunto sem restringir indevidamente os muitos benefícios dos robôs colaborativos.

Informação adicional:

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com

ABB Robotics é pioneira em robôs industriais e colaborativos e em serviços digitais avançados. Como um dos principais fornecedores mundiais de robótica, operamos em 53 países com mais de 100 instalações e fornecemos mais de 400.000 soluções robóticas para uma ampla gama de setores e aplicações. Ajudamos os nossos clientes a melhorar a sua flexibilidade, eficiência, segurança e fiabilidade no seu progresso em direção à fábrica conectada e colaborativa do futuro. www.abb.com/robotics

Kawasaki fundada há mais de 120 anos, tem desenvolvido e produzido globalmente produtos revolucionários trabalhando em conjunto para garantir sinergias de tecnologia entre as suas diferentes divisões.

Atualmente a Kawasaki é reconhecida como líder mundial em vários setores numa variedade de ambientes, na terra, mar e ar, oferece tecnologias de ponta em infraestrutura ambiental e energética, maquinaria e robótica, bem como diferentes tipos de transporte marítimo, ferroviário e aeroespacial. de veículos recreativos, como motocicletas e embarcações pessoais em todo o mundo, com cerca de 35.800 funcionários. global.ka-wasaki.com

Kawasaki Robotics é um dos principais fornecedores de robôs industriais e sistemas de automação de robôs com um amplo portfólio de produtos, tendo fornecido 180.000 robôs em quase 50 países. Como pioneira no Japão, a Kawasaki comemorou o seu 50º aniversário em 2017. Como um dos principais fornecedores mundiais de robótica, estamos no processo de transformação de um fornecedor de robôs industriais para um fornecedor de robôs totalmente integrado. A Kawasaki fornece soluções com profundo conhecimento em aplicações graças à sua diversidade de atividades e produtos voltados para a terra, o mar e o ar. robotics.kawasaki.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 c8a6a5f7bffc686cc12582b400364e49