ABB e Northvolt juntam-se para criar a maior fábrica de baterias da Europa

2017-09-27 - Uma parceria tecnológica para a digitalização industrial e fornecimento de energia inteligente.

A ABB e a Northvolt assinaram um acordo para formar uma parceria de tecnologia e fornecimento de amplo espetro, incluindo produtos e serviços para a fábrica de baterias de iões de lítio de última geração da Northvolt, bem como uma colaboração próxima em atividades de desenvolvimento de soluções para baterias e investigação e desenvolvimento. A ABB Technology Ventures (ATV) apoiará o projeto na sua fase inicial com um primeiro investimento.

A Northvolt irá construir a maior e mais avançada fábrica europeia de bateria de iões de lítio na Suécia. A fábrica contará com a tecnologia de automação industrial da ABB, que integra robótica, automação de máquinas e fabricas, eletrificação e o ABB AbilityTM, a oferta digital unificada da ABB aplicável a qualquer setor, numa solução completa. A fábrica fornecerá aos seus clientes de automação e outras indústrias na Europa soluções de bateria de alta qualidade adaptáveis a todas as necessidades. Espera-se que a fábrica inicie a produção até 2020. Uma linha de produção piloto será criada em 2019, que a Northvolt usará para otimizar continuamente seus produtos e processos.

Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, disse: "Estamos ansiosos para colaborar no projeto da Northvolt para construir a sua fábrica futurista num dos países onde a nossa empresa nasceu. Esta fábrica, construída como nenhuma outra, mostrará a liderança da ABB em automação industrial e fornecimento de energia inteligente e ajudará a responder à procura cada vez maior de soluções de armazenamento de energia mais inteligentes e verdes ".

A revolução energética incentivou o uso de energias renováveis, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. A eletrificação e o armazenamento são as chaves de uma sociedade neutra na emissão de carbono. O crescimento da mobilidade elétrica, só por si, tornará necessário atualizar as baterias para novos níveis de desempenho. A capacidade de armazenar energia também é crucial para a geração e distribuição gradual de energia, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

Peter Carlsson, CEO da Northvolt, disse: "O mundo está a evoluir rapidamente para a eletrificação. Queremos tornar essa transição possível construindo a maior e mais inovadora fábrica de baterias de iões de lítio no continente europeu, onde as baterias mais verdes do mundo serão fabricadas. A ABB está na vanguarda da eletrificação e estamos satisfeitos por poder contar com eles como um parceiro, fornecedor e investidor estratégico".

Os produtos e serviços que a ABB fornecerá incluem soluções de robótica, automação e eletrificação totalmente integradas, como o sistema de controlo distribuído ABB AbilityTMSystem 800xA líder do setor ou soluções digitais avançadas, como o ABB AbilityTM Manufacturing Operations Management, que irá converter esta fábrica numa autêntica amostra da Industria 4.0.

Ambos os parceiros concordaram com uma parceria tecnológica para impulsionar a inovação em tecnologia de bateria, aplicada em plataformas de produção, design de células e módulos e desempenho da mesma. As duas empresas irão colaborar no desenvolvimento de soluções de bateria para aplicações móveis e fixas, incluindo o potencial fornecimento de baterias.

Söderström, Managing Director da ABB Suécia, disse: "Vemos um grande potencial em parcerias como esta com a Northvolt, para desenvolver soluções amigas do ambiente para serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Este é um marco real para nós e para os nossos clientes, em direção a uma sociedade livre de combustíveis fósseis, especialmente aqui na Suécia ".

Northvolt: a eletrificação e armazenamento de energia renovável é essencial para alcançar uma sociedade neutra em carbono. As baterias tornarão possível essa transição. A indústria automóvel, por si só, precisará de uma grande quantidade de baterias para substituir os combustíveis fósseis por eletricidade. A capacidade de armazenar energia também é crucial para reduzir a dependência mundial de carvão, petróleo e gás. A Northvolt acelera essa transição construindo a maior fábrica europeia de baterias.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 125 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 136.000 empregados. www.abb.com


      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informação:
    seitp202 bf03ebbc1c08872bc12581a80038baae