ABB reforça oferta digital ao adquirir líder pioneiro em tecnologia de inspeção 3D

A ABB anunciou hoje que adquiriu a start-up espanhola NUB3D, líder inovadora em soluções digitais de inspeção 3D e controle de qualidade.

A aquisição amplia o portfólio do grupo de soluções digitais ABB Ability que liga os clientes à Internet industrial das Coisas. O ABB Ability baseia-se na nuvem inteligente, fazendo uso de dispositivos interligados para gerar informações digitais disponíveis para uma ampla gama de clientes. Ambas as empresas concordaram em não divulgar o valor da transação.

A NUB3D é uma empresa privada com sede em Barcelona. Fornece tecnologias de sensor de scan de luz branca 3D, usando scans digitais para otimizar a inspeção e garantia de qualidade na fabricação. Os sensores podem detetar defeitos numa peça fabricada com um nível extremamente elevado de precisão.

Ao combinar a comprovada competência mundial da NUB3D em 3D e metrologia com a marca ABB, alcance mundial, oferta e suporte ao cliente, a ABB poderá criar sistemas automatizados de inspeção e controle de qualidade para fabricantes de equipamentos automóveis, empresas aeroespaciais e clientes de outros setores, como metais e plásticos.

A tecnologia representa o futuro do fabrico flexível, permitindo um alto nível de automação com análise de dados avançada que pode ser usada para otimizar os processos de produção. A NUB3D passará a integrar a divisão Robotics and Motion, BU Robotics, da ABB e do novo centro de aplicativos globais para metrologia 3D da ABB.

"Com esta aquisição estamos a caminhar em direção à fábrica do futuro. À medida que os processos de automação dos nossos clientes se tornam mais avançados e os ciclos de produção mais curtos, a capacidade de automatizar eficientemente as linhas de inspeção de qualidade torna-se uma vantagem competitiva ", disse Sami Atiya, presidente da divisão Robotics and Motion da ABB. "A combinação de robótica e software é fundamental na implementação da digitalização e expansão do ABB Ability como um pilar central da nossa estratégia Next Level".

Aos fabricantes exige-se cada vez mais a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade enquanto acomodam uma maior variedade de produtos e a personalização em lotes mais pequenos. A tecnologia de sensores 3D da NUB3D regista e compara rapidamente dados geométricos e de superfície altamente detalhados com modelos CAD digitais, permitindo a automação da inspeção de peças e peças fabricadas, ajudando as fábricas a reduzir os tempos de ciclo aumentando a qualidade e reduzindo o risco de erros de controlo da mesma.

Jorge Rodriguez, CEO da NUB3D, acrescentou: "Este é o momento perfeito e a ABB é o parceiro ideal para acelerarmos a nossa expansão no crescente mercado de metrologia 3D. A plataforma ABB Ability complementa perfeitamente a nossa utilização de soluções digitais, e o portfólio líder de robótica da ABB e a sua vasta experiência global irão garantir que podemos rentabilizar ao máximo a nossa vantagem inicial em soluções integradas de inspeção robótica”.

A ABB e a NUB3D já introduziram com sucesso duas soluções automáticas de inspeção de qualidade totalmente robotizadas para a inspeção off-and-in-line com os sensores 3D de luz branca da NUB3D. Os mesmos são comercializados sob os nomes FlexInspect e InspectPack.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, infraestruturas e transportes. Com mais de 125 anos de história na inovação a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial e está idealmente posicionada para beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores. www.abb.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 970aabe0b9c368b4c12580c7004cf404