ABB fornece energia a nova frota de navios de cruzeiro da Virgin Voyages com maior eficiência energética

2018-06-25 - A ABB forneceu o pacote completo de energia elétrica e propulsão para a nova frota da Virgin Voyages.

O primeiro navio da Virgin Voyages, com entrega prevista para 2020, será o primeiro de uma frota de três inovadores navios projetados e construídos com a responsabilidade ambiental em mente.


Imagem cortesia da Virgin Voyages

Cada um dos navios com cerca de 110.000 toneladas terá propulsão Azipod® da ABB, um sistema de propulsão orientável sem engrenagem onde o motor de acionamento elétrico está numa cápsula submersa fora do casco do navio. A propulsão Azipod® tornou-se num padrão da indústria no segmento de cruzeiros, com a capacidade comprovada de reduzir o consumo de combustível em até 15% em comparação com os sistemas tradicionais de propulsão em linha de transmissão.

“Tornar a Virgin Voyages ambientalmente sustentável é essencial para a nossa visão e estamos satisfeitos com a propulsão Azipod® da ABB, que nos ajudará a atingir esta meta. Combinado com excelente manobrabilidade, foi uma escolha natural para os nossos navios ”, disse Stuart Hawkins, Vice-Presidente Sénior de Operações Marítimas e Técnicas da Virgin Voyages.

"A propulsão elétrica Azipod® representa a inovação e eficiência como nenhum outro sistema de propulsão e é fundamental para a nossa visão de transporte elétrico, digital e conectado", disse Peter Terwiesch, Presidente da divisão Industrial Automation da ABB. “Com base em 25 anos de experiência e desenvolvimento, a nossa tecnologia de propulsão Azipod® continua na liderança dos navios de mobilidade electrónica do futuro, sustentando o nosso compromisso com uma tecnologia de desempenho superior, fiável, segura e com uma preocupação ambiental.”

Duas unidades Azipod® XO, com uma potência de propulsão combinada de 32 MW (43.000 HP), impulsionarão cada um dos três navios. Além da mais alta eficiência energética, as unidades Azipod® XO, onde “X” significa “próxima geração” e “O” operação em águas abertas, proporcionam alta manobrabilidade e ruído mínimo para maior conforto dos passageiros.

Cada embarcação contará com o conceito completo de central elétrica da ABB - uma solução que engloba geradores de eletricidade, quadros de distribuição, transformadores e um sistema de controlo remoto para manobrar as unidades Azipod® a partir da ponte do navio. A combinação da propulsão Azipod® com o conceito de central elétrica da ABB possibilita a configuração de todo o equipamento para um desempenho otimizado, resultando em maior eficiência e menores emissões.

Em consonância com a abordagem “Electric. Digital. Connected.” da ABB que concebe o futuro digital e conectado, estas embarcações terão a capacidade de se conectar ao sistema da ABB AbilityTM Collaborative Operations Centers. Esta rede usa a monitorização remota de equipamentos e análise de dados para permitir a manutenção preditiva, intervenções planeadas ou até mesmo suporte técnico remoto.

Os motores de quatro tempos que alimentam os geradores de eletricidade - quatro por navio - serão equipados com turbocompressores TPL-C da ABB, projetados para lidar com operações exigentes e consistentemente escolhidos para grandes navios de cruzeiro pela sua fiabilidade e eficiência.

Cada um dos navios terá 278 metros de comprimento e 38 metros de largura e acomodará mais de 2.700 passageiros e 1.150 tripulantes. Todos os três navios serão construídos no estaleiro Fincantieri, em Gênova, Itália, com as segundas e terceiras embarcações previstas para 2021 e 2022, respetivamente.

Desde a primeira instalação, há mais de 25 anos, a propulsão Azipod® economizou aproximadamente 700.000 toneladas de combustível, com cerca de 15 milhões de horas de operação e com uma impressionante taxa de disponibilidade de 99,8%. Em março de 2018, a propulsão Azipod® garantiu seu centésimo contrato para um navio de cruzeiro.

Ao ser colocado fora do casco, o sistema de propulsão Azipod® liberta espaço para mais cabines. Devido ao nível de ruído e vibração mínima, a propulsão Azipod® também melhora o conforto dos passageiros e da tripulação. A capacidade das unidades de girar em todas as direções aumenta o acesso dos navios de cruzeiro aos portos sem ajuda do rebocador. Opções para a propulsão Azipod® agora abrangem de 1.5MW a 22MW.

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informação:
    seitp202 778b3256e1029a52c12582b70036c1fc