A ABB participa no lançamento do programa “Indústria 4.0 - Economia Digital"

A ABB foi uma das empresas convidadas para estar presente no evento de lançamento do programa “Indústria 4.0 - Economia Digital" que teve lugar no passado dia 30 de janeiro no Instituto Politécnico de Leiria e contou com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Este programa consiste de um conjunto de 60 medidas e irá envolver cerca de 50 mil empresas estando previsto um investimento superior a dois mil milhões de euros nos próximos anos. Entre os principais objetivos desta iniciativa encontram-se a aceleração e incorporação dos conceitos e práticas da indústria 4.0 nas empresas criando uma visibilidade internacional das empresas portuguesas e promovendo o país enquanto localização privilegiada para o investimento em projetos de inovação.

Depois da primeira revolução industrial com o aparecimento da máquina a vapor, da segunda, eletricidade e linhas de montagem e da terceira, com os desenvolvimentos tecnológicos que permitiram o início da produção automatizada, a quarta revolução industrial traz consigo uma tendência à automatização das fábricas, automatização possível graças ao desenvolvimento da internet das coisas e à computação na nuvem, combinando máquinas com processos digitais capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar com o Homem.

A ABB é um líder mundial em automação e robôs, impulsionadores principais da quarta revolução industrial.

Para este evento a ABB destacou o robô colaborativo YuMi, especialmente desenvolvido para trabalhar lado-a-lado, em segurança, com pessoas, removendo assim as barreiras à colaboração. Capaz de executar os movimentos necessários à montagem de pequenas peças dentro de espaços muito limitados, facilitando dessa forma o redimensionamento das dimensões da fábrica e também a sua instalação em locais de trabalho atualmente utilizados apenas por pessoas.


Na foto, o YuMi serve um café ao Primeiro-ministro António Costa, exemplificando assim como representa uma solução inovadora de colaboração.

A realização plena do potencial digital da ABB é um dos pilares da 3ª fase da estratégia Next Level, anunciada em outubro passado durante o Capital Markets Day, com o lançamento do ABB Ability, que combina o portfólio de soluções e serviços digitais em todos os segmentos de clientes da ABB, cimentando a posição de líder na Indústria 4.0.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, infraestruturas e transportes. Com mais de 125 anos de história na inovação a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial e está idealmente posicionada para beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 6afb9815d90ce275c12580b9005407d1