ABB selecionada para construção de uma linha elétrica entre o Reino Unido e a França, com um contrato de 270 milhões de euros

07-04-2017 - ABB irá fornecer os conversores HVDC para a linha IFA2

A ABB recebeu uma ordem de compra no valor de 270 milhões de euros dos operador de rede elétrica, a inglesa National Gride e a francesa Réseau de Transport d'Electricité (RTE), para fornecer tecnologia HVDC (corrente contínua de alta tensão) que vai ligar as redes de energia da França e do Reino Unido.

A ABB irá participar do projeto de interconexão, que aprofunda a integração dos mercados de eletricidade franceses e britânicos. A linha, que terá uma capacidade de 1.000 megawatts, ligará Chilling, em Hampshire, na costa sul da Inglaterra, a Tourbe, no norte da França, cobrindo uma distância de 240 quilômetros através do Canal da Mancha.

A ABB fornecerá as duas centrais de conversores HVDC Light® de corrente contínua de alta tensão, localizadas em França e Inglaterra, que serão ligadas através de um cabo submarino. As centrais fazem a conversão de corrente alternada em corrente contínua e, em seguida, de novo em alternada de modo a fazer a distribuição da mesmo. Isso permite uma distribuição eficiente e fiável de grandes quantidades de energias através de longas distâncias, com perdas mínimas - a principal vantagem da tecnologia HVDC. A tecnologia HVDC Light da ABB também incorpora recursos avançados, como a regulação das flutuações da rede elétrica e restauração de energia em caso de interrupção. Estas características proporcionam benefícios económicos ao operador da rede e um fornecimento de energia fiável aos utilizadores finais.

"Este contrato reforça a nossa posição de liderança em projetos HVDC, e contribui para o nosso crescimento rentável como um parceiro de escolha para o desenvolvimento de redes mais robustas, inteligentes e ecológicas”. Afirmou Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB.

As centrais de conversores serão equipadas com o avançado sistema de controlo e proteção MACHTM da ABB, que é parte da oferta digital ABB AbilityTM. O MACHTM funciona como o cérebro da linha HVDC, monitorizando, controlando e protegendo a sofisticada tecnologia das centrais, e gerindo milhares de transações de forma a garantir fiabilidade do fornecimento de energia. Incorporando funções avançadas de registo de falhas e controlo remoto, e também ajudando a proteger a linha de perturbações inesperadas, tais como relâmpagos.

A ABB foi pioneira na tecnologia HVDC há mais de 60 anos atrás e foi premiada com mais de 110 projetos de HVDC, com uma capacidade total instalada de 120.000 megawatts, representando cerca de metade da capacidade instalada global. A tecnologia HVDC da ABB evoluiu na década de 90, introduzindo a solução do conversor de tensão (VSC) HVDC Light® assumindo a liderança também nesta tecnologia, com a implementação de 18 dos 24 projetos VSC HVDC em todo o mundo. As interconexões HVDC da ABB ajudam mais de 15 países no transporte fiável de energia em longas distâncias.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 125 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 132.000 empregados.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informações:
    seitp202 3ea12f313dfb013cc12580fb003c1b7b