ABB ganha contrato de 900 milhões de dólares para interligação das redes eléctricas da Noruega e da Alemanha

O projecto NordLink irá construir a mais longa interligação HVDC de redes eléctricas a nível europeu e irá suportar o transporte de 1400 MW de energia de fontes renováveis



A ABB ganhou um contrato de cerca de 900 milhões de dólares, adjudicado pelas concessionárias eléctricas Statneet e TenneT e pelo banco de desenvolvimento alemão KfW, para o fornecimento das estações conversoras terrestres para Corrente Contínua em Alta Tensão (HVDC, High Voltage Direct Current) e do sistema de cabos no sector alemão que irão possibilitar a primeira interconexão entre as redes eléctricas norueguesa e alemã. A linha irá ter um comprimento de 623 km, a mais longa da Europa em HVDC, e deverá entrar em exploração comercial em 2020. No âmbito deste projecto foi também adjudicado à ABB um contrato de serviços de cinco anos.

Ulrich Spiesshofer, CEO da ABB, refere sobre o assunto: “Estamos muito satisfeitos por nos encontrarmos a trabalhar com a TenneT e com a Statnett em mais um projecto marcante para a integração do mercado energético europeu. A combinação inteligente de energias renováveis de várias origens, p.ex. solar e eólica na Alemanha e hídrica na Noruega, demonstra que através da tecnologia podemos suportar o alargamento a toda a Europa de uma política energética ‘verde’ sustentável. Este contrato realça a liderança da ABB na tecnologia HVDC e é um novo marco no redireccionamento da nossa divisão Power Systems para um caminho de crescimento e rentabilidade de longo prazo.”

O projecto NordLink será fundamental para a interligação entre a Noruega e a Alemanha, tendo sido designado como um dos projectos de interesse comum da Comissão Europeia para ajudar a criar um mercado energético integrado na União Europeia. Ao permitir o transporte para a Noruega de excedentes energéticos solar e eólico produzidos na Alemanha e o transporte em sentido contrário de excedentes hidroeléctricos da Alemanha, irá aumentar a segurança energética de ambos os países e suportar a integração das energias renováveis nas suas redes eléctricas. A linha irá transportar uma potência recorde de 1400 MW, suficiente para abastecer 3,6 milhões de lares alemães.

Observa Claudio Facchin, presidente da divisão Power Systems da ABB: “O projecto NordLink demonstra mais uma vez o compromisso da ABB para com a utilização eficiente de fontes renováveis. Estamos a trazer energia limpa a milhões de pessoas e a apoiar as políticas energéticas da Alemanha e da Noruega. A ABB foi pioneira na tecnologia HVDC e continua a desenvolver novas tecnologias que tornam possíveis projectos como o NordLink.”

A ABB irá conceber, desenvolver, fornecer e comissionar duas estações conversoras de 525 kV / 1400 MW utilizando a sua tecnologia HVDC Light®, baseada em conversores por fontes de tensão (VSC, Voltage Source Converters). Uma estação irá estar localizada na proximidade de Tonstad, no sul da Noruega, e a outra próximo de Wilster, no norte da Alemanha.

Como parte do projecto, para o sector alemão a ABB irá também conceber, fabricar e instalar um sistema de cabos de 525 kV com isolação de massa pós-impregnada que irá incluir um troço submarino de 154 km e um troço terrestre enterrado de 54 km.

A ABB foi pioneira na introdução há sessenta anos da tecnologia HVDC, tendo implementado desde então cerca de cem projectos HVDC. Estes projectos representam uma capacidade instalada total de mais de 120 GW, correspondente a cerca de metade da base instalada a nível mundial. Durante a década de 1990 a ABB alargou o desenvolvimento da tecnologia com a sua introdução do sistema HVDC Light®, baseado em VSC-HVDC. A ABB é um líder na tecnologia VSC e forneceu quinze dos dezoito projectos nesta tecnologia presentemente em exploração comercial ao redor do globo, incluindo a recentemente comissionada ligação Skagerrak 4. A ABB detém mais de um século de experiência em cabos de potência, tendo já fornecido globalmente mais de 8300 km de cabos HVDC. A ABB é a única empresa com capacidade para fornecer quer cabos extrudidos quer cabos com isolação de massa pós-impregnada para 525 kV.

A ABB (www.abb.com) é uma empresa líder em tecnologias de energia e automação que permitem a melhoria do desempenho das indústrias e concessionárias com um menor impacte ambiental. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e possui aproximadamente 140 mil colaboradores.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Para mais informações:
    • Media Relations
      ABB Corporate Communications, Zurich
      Thomas Schmidt, Antonio Ligi
      Tel: +41 43 317 6568
      Fax: +41 43 317 7958
      ABB Ltd
      Affolternstrasse 44
      CH-8050 Zurich, Switzerland
    seitp202 38495f937446844ec1257e11002f9239