O sistema de propulsão Azipod® alcança o 100º navio de cruzeiro com a encomenda PONANT

2018-03-13 - A propulsão Azipod®, tecnologia ABB que se tornou o padrão da indústria no segmento de navios de cruzeiro desde o seu lançamento em 1990, alcançou a sua 100ª encomenda com a concessão de um contrato para o primeiro quebra-gelo híbrido elétrico do mundo.

O luxuoso cruzeiro de expedição polar, que será entregue à companhia francesa de cruzeiros PONANT em 2021, contará com duas unidades de propulsão Azipod® VI adequadas para as condições de gelo mais difíceis.



Imagem cedida por Ponant - Stirling Design International

Após a entrega do navio norueguês Vard Søviknes, uma empresa Fincantieri, o cruzeiro levará os passageiros a destinos inexplorados nas águas do Ártico e da Antártida. Nas condições severas dos mares cobertos de gelo, as unidades Azipod com hélices de 6 metros e uma potência combinada de 34 MW permitirão ao navio melhorar a sua manobrabilidade e eficiência, bem como reduzir o impacto ambiental. Graças à minimização do ruído e das vibrações, a propulsão Azipod também irá melhorar o conforto dos passageiros e da tripulação.

"Estamos muito satisfeitos com o fato de a PONANT confiar no conhecimento pioneiro da ABB em propulsão, tanto em cruzeiros quanto em quebra-gelos", disse Juha Koskela, Diretor Geral da ABB Marine & Ports. "As unidades de Azipod já impulsionam mais de 80 navios que navegam através de mares congelados e o fato de alcançar a sua 100ª encomenda em cruzeiros mostra o compromisso da ABB com uma tecnologia que oferece maior desempenho, fiabilidade, segurança e perfil ambiental".

O sistema de propulsão preferido para cruzeiros em todo o mundo
A primeira encomenda do Azipod de um cliente de navios de cruzeiro em 1995 levou a instalações a bordo do Carnival Cruise Lines Fantasy, nos navios Elation e Paradise. Uma encomenda da Royal Caribbean Cruises em 1997, com três unidades do Azipod instaladas no que era então o maior navio de cruzeiro o Voyager of the Seas. Seguiram-se outras grandes empresas de cruzeiros, que escolheram a propulsão Azipod para os seus navios.

"No início dos anos noventa, entrámos no mercado de cruzeiros com uma tecnologia que ofereceu um aumento de eficiência de 10 a 15% em relação aos sistemas de eixos convencionais e uma construção sem engrenagens que reduziu o impacto ambiental", explica Marcus Högblom , Diretor do segmento Passenger, Ice & Dry Cargo da ABB Marine & Ports. "Desde então, o mercado de cruzeiros tem sido cada vez mais impulsionado pela propulsão Azipod, e estimamos que, graças à seleção do Azipod no setor de cruzeiros, foram alcançadas economias equivalentes a 700 mil toneladas de combustível".



A propulsão Azipod oferece agora opções entre 1,5 MW e 22 MW; esta tecnologia desempenhou um papel fundamental para a ABB Marine & Ports desfrutar de uma posição sólida no campo da propulsão elétrica que respeita o meio ambiente.

Através da infraestrutura ABB Ability™ Collaborative Operation Center, os técnicos ABB podem monitorizar os parâmetros operacionais da frota de cruzeiros Azipod e coordenar serviços remotos para análise de equipamentos, diagnósticos e manutenção preditiva.

ABB (abbn: six swiss ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 130 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial com duas proposições de valor claro: transportar energia desde qualquer central para qualquer tomada e automatizar indústrias desde a gestão de recursos naturais até à entrega do produto final. Como patrocinadora oficial da fórmula E, a competição internacional de automobilismo FIA totalmente elétrica, a ABB está a desafiar os limites da mobilidade elétrica contribuindo para um futuro sustentável. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 empregados. www.abb.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 28bd5c18de49e7bec125824f003ff1d3