ABB entrega rede que liga parque eólico DolWin2

2017-06-19 - ABB entregou com sucesso rede de transporte que liga o parque eólico offshore DolWin2 à rede germano-holandesa do operador TenneT.

O DolWin2 é o terceiro projeto de conexão de energia eólica offshore que a ABB executa para a TenneT na costa alemã do Mar do Norte, depois dos projetos BorWin1 e DolWin1. A rede de transporte de alta tensão (HVDC) liga os parques eólicos offshore à rede terrestre, e tem a capacidade de fornecer energia renovável a mais de um milhão de casas. O DolWin2 está integrado no plano "Energiewende", concebido na Alemanha para gerar mais de 6,5 gigawatts (GW) de energia eólica offshore até 2020 e 15 GW até 2030.

Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB disse: "Estamos muito satisfeitos com a entrega do projeto DolWin2 e gostaríamos de agradecer à TenneT pela sua confiança contínua e cooperação. A tecnologia HVDC é a tecnologia de eleição pela sua fiabilidade e eficiência para o transporte de grandes quantidades de energia através de grandes distâncias, com perdas mínimas. É ideal para a integração na rede de energia renovável gerada remotamente, e desempenha um papel importante em fazer da ABB o parceiro preferencial para criar uma rede mais forte e mais inteligente, em linha com nossa estratégia de Next Level".

A rede de 916 megawatts (MW) utiliza a tecnologia HVDC Light® (Voltage Source Converter - VSC) e inclui uma estação de conversão de 320 quilovolt (kV) localizada numa plataforma offshore a 45 km da costa. A estação liga três parques eólicos offshore à rede terrestre na Alemanha. O projeto da ABB incluiu a conceção, fornecimento, instalação e comissionamento das estações conversoras compactas terrestres e marinhas e sistemas de cabos subaquáticos e subterrâneos.

A ABB foi pioneira, há 20 anos, na tecnologia HVDC Light VSC e hoje é líder de mercado tendo executado 19 dos 25 projetos VSC HVDC em todo o mundo. No seu limite superior, a tecnologia alcança atualmente ± 640 kV, com capacidade de 3.000 MW, o que é energia suficiente para abastecer vários milhões de lares situados a mais de 2.000 quilómetros. O projeto do sistema permite estações conversoras compactas, uma grande vantagem em aplicações tais como parques eólicos offshore.

ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas. Continuando uma história de inovação com mais de 125 anos, a ABB está a escrever hoje o futuro da digitalização industrial e a impulsionar a Revolução Energética e a Quarta Revolução Industrial. A ABB opera em mais de 100 países com cerca de 132.000 empregados.

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email

    Entre em contato

    Mais informação:
    seitp202 273ae9ead96511b8c1258144002d7b3b