Tecnologia ABB mantém no ar paraquedistas indoor durante os Wind Games 2017

Os variadores de velocidade ABB proporcionam um controlo preciso da velocidade num dos túneis de vento interior mais importantes do mundo.

Mais de 200 paraquedistas de interior de elite de todo o mundo irão mostrar as suas habilidades de voo de interior nos Wind Games 2017, evento que tem lugar nos dias 3 e 4 de fevereiro no túnel de vento vertical Windoor Realfly em Espanha. Uma vez que competem numa gama variada de disciplinas, incluindo corridas de velocidade, estilo livre e voo em formação, os paraquedistas dependem de variadores de velocidade ABB (VSDs) para garantir um controlo preciso e quase instantâneo da velocidade do vento de até 300 km/h - mais forte do que um furacão de Classe 5.

A instalação Windoor Realfly, inaugurada em 2013 em Empuriabrava na província de Girona no nordeste de Espanha, foi construída pela Strojirna Litvinov uma empresa especialista em túneis de vento com sede na República Checa. Rapidamente se estabeleceu como um dos principais centros da Europa para paraquedismo indoor e é a casa dos Wind Games, agora na sua quarta edição é considerado o campeonato mundial não oficial desta modalidade.

Além de possibilitar a iniciantes uma introdução ao emocionante desporto do voo interior, 15 minutos na câmara de túnel de vento são idênticos a 15 saltos em queda livre de uma aeronave, tornando-o por isso um local de treino ideal também para paraquedistas experientes.

“Operamos 12 horas por dia, todos os dias da semana. Desta forma, a fiabilidade total é vista como uma obrigação, uma vez que qualquer tempo de inatividade resulta em clientes infelizes e perdas de receita. As unidades (drives) ABB funcionaram perfeitamente nos últimos 4 anos”, afirmou Sergi Ponsa, Diretor de Marketing e Comunicações da Windoor Realfly & Wave Club.

A câmara de túnel de vento, com 4 metros de diâmetro e 15 metros de altura, pode acomodar até 8 paraquedistas de cada vez. O fluxo de ar ascendente que lhes permite "voar" é gerado por quatro ventiladores elétricos de grandes dimensões. A velocidade do ventilador é controlada por quatro unidades industriais ABB ACS800 com uma precisão que permite que a força do vento no túnel varie entre 150 km/h e 300 km/h em menos de um segundo.

Morten Wierod, Director da unidade de negócio de Drives da ABB afirma: “Este túnel de vento interior é um exemplo perfeito do controlo de precisão e fiabilidade proporcionados pelas nossas drives industriais. Em comparação com a configuração anterior de funcionamento do túnel de vento com geradores alimentados a petróleo e petroquímicos, as drives asseguram que os custos de eletricidade são reduzidos ao mínimo, controlando a velocidade dos ventiladores com base na necessidade real de fluxo de ar.”

“A ABB forneceu um pacote completo de serviços, para que possamos garantir que, em caso de dificuldades, o suporte técnico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um engenheiro e pessoal de apoio sempre disponíveis para entrar no local em 4 horas ou num máximo de 24 horas,” concluiu Ponsa.

Sobre a ABB

ABB (ABBN: Ex SIX Swiss) é um líder tecnológico pioneiro em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes energéticas, com clientes globais de serviços públicos, indústria, infraestruturas e transportes. Com mais de 125 anos de história na inovação a ABB está a desenhar o futuro da digitalização industrial e está idealmente posicionada para beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. A ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135.000 colaboradores. www.abb.com

      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Weibo
      • Imprimir
      • Email
    seitp202 19a210e50505c79ec12580bb005a0ada